PAPO DE BOTECO

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aqui é um local pra se falar de tudo com moderação e decência

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Censura mundial
Fontes Alternativas para captação de água e sistemas de esgotos EmptySáb Abr 28, 2012 3:28 pm por Violaobr

» Está aberta a temporada de caça aos DEMOTUKANALHAS.
Fontes Alternativas para captação de água e sistemas de esgotos EmptyTer Abr 24, 2012 4:50 pm por KKleberudia

» Notícias que me deixam extasiado!!!!!
Fontes Alternativas para captação de água e sistemas de esgotos EmptyQui Abr 19, 2012 10:44 am por Violaobr

» Pronunciamento do Deputado Protógenes Queiroz sobre a quadrilha da Veja.
Fontes Alternativas para captação de água e sistemas de esgotos EmptyQua Abr 18, 2012 12:27 pm por KKleberudia

» Demostenes e o Bicheiro não estão separados do DEM e PSDB
Fontes Alternativas para captação de água e sistemas de esgotos EmptyTer Abr 10, 2012 6:44 am por Violaobr

» A direita brasileira derrotada ,prefere o sofrimento do povo.
Fontes Alternativas para captação de água e sistemas de esgotos EmptySeg Abr 09, 2012 5:02 pm por KKleberudia

» Demostenes - Bicheiro - Governo de GO - Revista Veja e CPI
Fontes Alternativas para captação de água e sistemas de esgotos EmptySáb Abr 07, 2012 12:11 am por KKleberudia

» O que falta para CPI Demo -Tukana?
Fontes Alternativas para captação de água e sistemas de esgotos EmptyQua Abr 04, 2012 11:13 am por KKleberudia

» Como seriam os ficha suja?
Fontes Alternativas para captação de água e sistemas de esgotos EmptyTer Abr 03, 2012 12:27 pm por KKleberudia

maio 2024

SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Os membros mais ativos da semana

Nenhum usuário

    Fontes Alternativas para captação de água e sistemas de esgotos

    avatar
    Fernando 64


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 06/02/2012

    Fontes Alternativas para captação de água e sistemas de esgotos Empty Fontes Alternativas para captação de água e sistemas de esgotos

    Mensagem por Fernando 64 Sáb Mar 03, 2012 1:31 pm

    O assunto não é exatamente sobre tecnologia, mas sim sobre formas alternativas de abastecimento d´água(coleta de água de chuva) e um comentário sobre redes de esgoto.

    Fontes alternativas de abastecimento de água e esgoto

    Repasso discussão que tive no Linkedin sobre a questão de abastecimento e tratamento d´água, via fontes alternativas como água de chuva. A postagem lá foi em inglês de maneira, que não estranhem, pois tive que traduzir meu próprio texto e outros.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    O Forum alertava sobre uma eventual escassez de água até 2025.

    Minha postagem traduzida foi:

    Eu não sou tão pessimista sobre o assunto, tendo em vista, por exemplo, outras fontes de água que não estão a ser completamente exploradas.

    Por exemplo, no Brasil, têm uma precipitação média de 1.200 milímetros anuais, isto deixando de lado as regiões da Amazônia onde a precipitação média é em torno de 2500 mm e uma parte seca do país onde a precipitação é de cerca de 300 mm (menos de 2% do país ).

    Sem mencionar o potencial que temos para o tratamento de águas cinzas(águas de tanques, pias,etc), etc

    A questão principal, seria conectar pessoas de todo o mundo tentando ter uma compreensão global para este problema.

    Eu acho que organismos como a ONU e outros são muito burocrático, mas podemos explorar as comunidades como este Linkedin.

    Talvez a criação de um fórum mundial de computadores, para dar soluções a nível mundial, tendo em conta os problemas locais.

    Eu acho que não seria tão difícil, para primeiro entender esses problemas, porque a recolha de água e reuso de águas cinzas podem ser aplicados em grande parte do mundo, com abordagens semelhantes.

    Poderia ser uma boa fonte para empreendedores criativos que só pensam em ganhar dinheiro. Pense global, não apenas localmente.

    No final, todas as pessoas poderiam ser beneficiadas.

    Veio uma resposta:

    Provavelmente o mais importante, é que na verdade não há nenhum problema para desalinação, purificação e / ou transporte de água. Praticamente estes problemas já estão resolvidos em algum lugar por alguém. Por isso, é apenas necessário considerar todos esses métodos existentes e levar o mais relevante para as condições concretas e implementá-lo. Apenas atuemos.


    Eu respondí:

    Excetuando-a desalinação que normalmente é o único processo viável para alguns países áridos, tenho certeza que várias alternativas já estão disponiveis para capturar, armazenar, e se livrar dos resíduos por outros meios que não com sistemas de esgoto tradicionais.

    Eu acho que o problema reside na dificuldade de mudar a cultura de municípios / estados, as empresas que têm o controle destes sistemas. Por favor, eu não sou um tipo de cara fanático por livre empresa que deseja que todas sejam privatizados.

    Estou apenas dizendo que o abastecimento de água e resíduos são gerenciados pelos Governos que estão presos as abordagens tradicionais ao longo de décadas. E mesmo as empresas privadas que trabalham para eles. A maioria dessas empresas, por exemplo, que trabalha para empresas de esgoto, apenas sabem cavar e colocar tubos, recolhendo-o em uma estação de tratamento, etc

    Então, o desafio é como influenciar a mudança neste paradigma.

    Por outro lado, existem algumas áreas onde um sistema híbrido poderia ser permitido.

    Por exemplo, sistemas de esgoto já antigos, em vez de serem adaptados para aceitar o fluxo aumentado (por aumento na população, por exemplo), podem ser complementados por um sistema alternativo.

    Então, parece que este tipo de trabalho deve ser iniciado de uma forma mais agressiva por pesquisadores alternativos, empresários, etc

    Para frear praticamente um século de sistemas de fluxo de esgotos principais centralizados pode não ser tão fácil.

    Testare esses sistemas seria necessário para ter-se confiabilidade

    Assim, alguns sistemas menores podem ser instalados para terem a sua perfomance confirmada.

    Parece-me que países do Terceiro Mundo (não só eles, claro), seriam os lugares ideais para iniciar estas novas abordagens.

    Pense nisso.

    Continou por aqui, dizendo que sistemas alternativos para coleta de água de chuva, por exemplo, além de economizar a água que vem de uma concessionária, serve também para atenuar enchentes, se implantado em escala.

    Posso discorrer mais sobre esse assunto se houver interesse no Forum.

    Abraços
    Há inúmeros sites na internet falando de sistemas alternativos.

    Basta procurar por águas de chuva sou em inglê rain water harvesting.

    Para sistemas alternativos de esgoto, já não há tanta coisa muito diferente dos tanques sépticos(fossas), mas que bem projetados são muito eficientes.




      Data/hora atual: Qui maio 16, 2024 8:10 pm